Contenedores ou embalagens de transporte retornáveis – em inglês também ele é conhecido como RTP (Returnable Transport Packaging) –  são compostas por qualquer tipo de embalagem que têm por função facilitar a armazenagem e a movimentação durante toda cadeia logística, por exemplo:

  • contenedores usados para entrega de mercadorias para as lojas;
  • racks metálicos especiais;
  • paletes de madeira, plástico ou metal
  • caixas para mover peças de fornecedores para montadoras e ao varejo
  • contenedores especiais;

Alguns dos usos mais populares de contenedores ou embalagens de transporte retornáveis são:

  • palete para armazenagem e movimentação de mercadoria mecanizada;
  • na distribuição de materiais na indústria automobilística;
  • produtos químicos
  • alimentos frescos
  • além de contenedores retornáveis, tipo gôndolas de supermercados, que são especialmente projetados para exposição no ponto de venda sem desembalar.

Contenedores e seu uso

Palete (em inglês pallet)

Imagem de um Palete (pallet) de madeira
Palete de madeira, o contenedor mais usado na cadeia logística.

O Palete (em inglês pallet) são os tipos de contenedores mais conhecidos e usados em toda cadeia logística. Existem no mercado uma série de padrões de paletes como PBR I e II (Brasileiro), EPAL (Europeu).

Caixas KLT

Imagem de caixas KLT usadas na indústria automotiva
Caixa KLT, contenedor usado por empresas autopeças

As caixas KLT – Klein Lagerung und Transport ou Acondicionamento e Transporte de Pequenos Componentes – foram criadas originalmente para atender a demanda do mercado e da indústria automotiva na Alemanha, estas caixas KLT tornaram-se um tipo de embalagem padrão para diversos propósitos, amplamente utilizadas em indústrias de todo o mundo.

Contenedor IBC

Imagem de um contenedor IBC de 1000L aramado

O contenedor IBC ( Intermediate Bulk Container) também conhecido por Grande recipiente para mercadorias a Granel (GRG) é um contentor usado no transporte e armazenagem de fluidos e matérias a granel. A construção do IBC e os materiais são escolhidos de acordo com a aplicação pretendida e podem ser de: Plástico, Aço ou Aço Inoxidável.

A grande maioria dos IBCs possuem uma base em madeira ou plástico similar a um palete, e podem ser movimentados por empilhadeira.

Isotanque

Imagem de um contenedor Isotanque
Isotanque

Isotanque são contenedores construídos para transporte de líquidos e gases, perigosos ou não. Eles são construídos em aço inox, podendo ser configurado com os mais variados tipos de camadas de proteção, dependendo da carga a ser transportada.

Esse tanque é construído dentro de uma estrutura em aço resistente que permite aloca-lo em caminhões, trens ou navios, sem comprometimento da carga em seu  interior. São configurados com válvulas no topo e na base do tanque para carga e descarga do material.

O que são Contenedores ou Embalagens de Transporte Retornáveis?
%d blogueiros gostam disto: